terça-feira, 14 de junho de 2011

Concurso Anual Literário e Sarau Literário

 45º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul



            Aconteceu na noite de 13/06, o Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. O Concurso visa incentivar, reconhecer e divulgar os trabalhos literários de autores residentes em Caxias do Sul e nos municípios vizinhos. 
            Estiveram presentes o Prefeito José Ivo Sartori, representando o Secretário da Cultura, Sr. João Tonus e o Secretário da Educação foi representado por Sandra Andreola.
Nesta 45ª edição de 2011 foram inscritos 13 títulos para concorrer à premiação de Obra Literária, 14 conjuntos de contos, 14 conjuntos de crônicas e 50 de poesias de autores estreantes. Entre autores já premiados foram inscritos 04 conjuntos de contos, 04 conjuntos de crônicas e 02 conjuntos de poesias, totalizando 101 inscritos entre todas as categorias.
Os vencedores em cada categoria foram: Categoria Obra literária: Em Silêncios, de Marcos Fernando Kirst, Categoria Autores estreantes, Gênero Contos: Visões sobre a morte I: China Manchu, Visões sobre a morte II: Egito Antigo, Visões sobre a morte III: Normandia, de André William Segalla, Categoria Contos Menção honrosa: (Im) potência, Universo, Maria Antonieta, de Marilene Caon Pieruccini, Gênero Crônicas: O botequim, A gôndola fantasma, A formatura, de Lúcio Humberto Saretta, Gênero Crônicas Menção honrosa: Barco a vela, Jogo do "oi", Pacote de pipoca, de Cristiane Barcelos, Categoria Autores já premiados Gênero Contos: Tia Francolina - Entre Benzeduras e Brejeiradas, Os Cavalos de Pompílio Orelhana e Desacertos e Desconformes entre Florencio Pala-véia e Maneco Gadelha, de Juarez Nunes da Silva, Gênero Crônicas: Monólogo de um número, Depois do sexo, Papel de homem, de Tiago Sozo Marcon. Nas duas categorias estreantes e já premiados, não houve premiação no gênero poesias.           
 Os vencedores nos gêneros contos, crônicas e poesias receberam troféu, certificado, prêmio em dinheiro e publicação em antologia. Os indicados para Menção Honrosa receberam certificado e também terão seus trabalhos publicados em antologia.
O vencedor na categoria Obra Literária recebeu troféu, certificado e duzentos exemplares da obra a ser publicada no prazo de até dois anos.
Por determinação da lei de criação, a entrega dos prêmios do Concurso Anual Literário ocorre durante a semana de Caxias do Sul. Neste ano, a solenidade de premiação aconteceu, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
            Após a premiação, aconteceu o Sarau Literário, no Zarabatana Café, com os vencedores de 2010 e entre poesias e canções tivemos a presença de Nilcéia Kremer e Samuel Sodré para abrilhantar ainda mais a noite da premiação e do sarau.
Fotos: Adriana Paula Sirena



Nenhum comentário:

Postar um comentário