sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sugestões de Livros


Segue  sugestões de livros com breve comentário sobre cada um. Estes livros foram sugeridos pela Revista Acontece através de Uili Bergamin, escritor e funcionário da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer. 

Cacau
(Jorge Amado – Editora Record)

 Segundo romance de Jorge Amado, escrito aos 20 anos de idade, “Cacau” é uma pequena obra-prima. Inserida na metade engajada da prolífera obra do escritor baiano, "Cacau" toca pela crueza com que são tratados os trabalhadores nas fazendas nordestinas e revela a vida de uma população esquecida dos governos e subjugada à voracidade dos coronéis. Escrito de forma precisa e tocante, "Cacau" é uma leitura rápida e socialmente instigante, que antecipa os temas retomados de forma mágica em “Terras do Sem Fim”. Por ser um livro igualitarista, ideologicamente falando, e de amadurecimento, literariamente falando, pode-se dizer que “Cacau” é, de certa forma, um retrato do artista quando jovem.

Um Estudo em Vermelho

                        Para os amantes do suspense e do mistério, esta é uma obra indispensável. Aqui nasce não apenas um dos autores considerados cânones do gênero, Sir Arthur Conan Doyle (1859 – 1930), mas também o personagem mais famoso da literatura policial de todos os tempos: Sherlock Holmes.
                        “Um Estudo em Vermelho” já nasceu clássico, com seu ritmo vertiginoso e propondo enigmas indecifráveis para a polícia comum, que recorre ao auxílio das inovadoras deduções de Holmes.
                        Nesta história narrada pelo auxiliar do grande detetive, o fiel Dr. Watson, um homem é encontrado morto sem ferimento nenhum e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto, a expressão do pavor.
                        Quer descobrir como nosso herói soluciona o caso?
                        Elementar, meu caro leitor, é só ler o livro.


Primeiras Estórias

                        Livro de contos do autor mineiro João Guimarães Rosa, esta não é, certamente, uma leitura de passatempo. Com inovações formais características de toda a sua obra, aproveitando a linguagem coloquial de uma região do Brasil não especificada, mas reconhecível, a obra traz narrativas psicológicas, fantásticas, autobiográficas e até anedóticas.
                        Certamente é o melhor livro para a iniciação em Guimarães Rosa, o mais assimilável para o leitor que quer adentrar o universo deste rico e complexo autor.
                        São 21 estórias, como ele próprio designa as narrações, dentre as quais se destaca “A terceira margem do rio”, um dos contos mais lindos, profundos e completos que a literatura brasileira já produziu.
                        O autor de “Grande Sertão: Veredas” exercita também no texto curto toda a sua habilidade estilística e nos oferece para saboreá-la.
                        Uma obra fascinante, vivamente humana, para ser lida e refletida.



Um comentário:

  1. Muito bom. Sempre mantive em pensamento ler algo de João Guimarães Rosa, colocarei este livro na minha lista de leitura. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir